Eventos, UniãoFreguesias

Banda das Bandas em Concerto

Pelas Comemorações do 38º Aniversário da Elevação de Ovar a Cidade

Banda Filarmónica Ovarense & Sociedade Musical Boa União

Reconhecimento público, através de um Voto de Louvor à Professora Esmeralda Souto.

Esmeralda Maria Faria da Silva Souto
 
Nasceu a 26 de Setembro de 1943
 
Filha de José Faria da Silva e de Júlia Maria de Jesus
 
Foi a primeira mulher a integrar a Assembleia Municipal de Ovar após as primeiras eleições livres, em 1976, funções que exerceu até 2017.
 
De 1993 a 2005, exerceu o cargo de Presidente da Junta de Freguesia de Ovar, foi a primeira mulher a presidir a uma Junta de Freguesia no nosso concelho. A ela se deve a criação do Festival Internacional de Marionetas de Ovar.
 
Professora de formação académica, lecionou em várias escolas do 1º ciclo do concelho de Ovar. Foi reconhecida, ainda, a sua dedicação à Comunidade nas áreas;  Social e Cultural.
 
Ao Associativismo deu o melhor de si.
 
Foi fundadora do Centro de Promoção Social do Furadouro, do Grupo Atlético Vareiro, da Associação Protetora dos Animais Domésticos de Ovar, da Sem Margem – Cooperativa Cultural de Ovar, e da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ovar.
 
Integrou, ainda, o Museu de Ovar, o Orfeão de Ovar, a Associação de Pais do Infantário e Jardim de Infância da Escola Preparatória de Ovar, o Rotary Club de Ovar, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ovar, a Associação de Diabéticos do Concelho de Ovar, a Delegação de Ovar da Cruz Vermelha Portuguesa, a Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, a Contacto, a Fundação do Carnaval de Ovar, a Comissão de Melhoramentos do Furadouro, o Jornal Terras d’Ovar, o Jornal Praça Pública, a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar, a Associação Desportiva Ovarense – Basquetebol, a Comissão Municipal de Toponímia e o Conselho Local de Ação Social.
Em 2014 foi agraciada pela Câmara Municipal de Ovar com a Medalha de Mérito Municipal Prata e em 2020 foi rainha do Carnaval de Ovar.
No Brasil foi igualmente agraciada com as insígnias “Cidadã Pessoense” e “Cidadã Parabaiana”, cidades geminadas com Ovar.
 
Por todo este percurso de entrega e disponibilidade, a União de Freguesias de Ovar, entendeu homenagear, num merecido reconhecimento público, a cidadã Esmeralda Maria Faria da Silva Souto.